Escola scalabriniana em pastoral

A Proposta Scalabriniana de Pastoral Escolar compreende a Escola como um lugar privilegiado de Evangelização e formação integral do ser humano promovendo a vivência dos valores cristãos na praxe cotidiana da escola. lorem

O Colégio Scalabriniano assume a evangelização de todos os envolvidos no contexto escolar, permeando suas dimensões pela perspectiva pastoral: a estrutura, a organização, os conteúdos, a metodologia, e as relações da escola. Procura-se trabalhar com crianças, jovens, educadores, colaboradores e famílias a formação da consciência crítica, a fidelidade à revelação cristã e a colaboração direta na construção de uma sociedade justa e solidária, onde o bem comum e a paz sejam herdados por todos.

 

A Proposta Scalabriniana de Pastoral Escolar está sintonizada com a Proposta Pedagógica da Rede ESI, pois entendemos que uma complementa a outra quando o objetivo é educar o sujeito todo e todo o sujeito, o que se estende a toda comunidade escolar. Além disso, é chamada a desenvolver seu trabalho em profunda vinculação com as linhas pastorais da Igreja, isto é, em sintonia com a Pastoral Educacional proposta pela CNBB, a Lei 9394/96 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes para uma Educação Scalabriniana e as Diretrizes Gerais do Apostolado.

 

A Rede ESI tem a grande aspiração de colaborar na formação do cidadão universal, com uma educação de excelência aberta às riquezas das culturas e à construção da fraternidade e da solidariedade entre todos os povos.

 

Acolher ao próximo com a ternura de Deus; respeitar e promover a diversidade como irmãos que comungam da mesma missão; semear a solidariedade em gestos concretos de caridade e; emergir do egoísmo para a itinerância que nos leva até o outro são valores herdados de nossos fundadores que servem de referencial para uma vivência Scalabriniana e para a construção de uma escola em pastoral.

Assine nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades.