A ESI – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

A ESI – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora– Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio é uma Instituição privada mantida pela Associação Educadora Beneficente, pertencente à Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas.

 

Vendo nos migrantes os primeiros destinatários da Missão Scalabriniana, após o conhecimento desta região promissora no oeste paranaense e obediente ao cumprimento do mandato missionário de nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, "Ide e Ensinai" (Mt. 28,20), em 16 de março de 1957 foi fundada a Escola Nossa Senhora Auxiliadora.

 

A sua história começa em 1957, quando, no dia 16 de março, chegam a Cascavel, a pedido do Reverendo Padre Guilherme Maria Heyer, vigário da cidade, quatro irmãs, para a abertura da Escola, que recebe o nome de Nossa Senhora Auxiliadora a pedido do fundador (Padre Guilherme) em agradecimento por uma graça recebida.

 

No dia 1º de abril de 1957 iniciaram-se as aulas com 175 alunos, três irmãs professoras e duas leigas; sendo a primeira Escola privada do município.

 

Ao longo dos anos a Escola cresceu e se desenvolveu junto com o município, colocando-se na condição de co-responsável pela criação de novos mecanismos para viabilizar o desenvolvimento do ensino no município e região.

 

Tendo em vista a necessidade de olhar os desafios atuais da Educação de maneira nova, mais sistematizada e impactante, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu – Scalabrinianas, a qual pertence o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no ano de 2001 integra, em rede de ensino, as cinco Escolas da Província Nossa Senhora Aparecida a ela pertencentes, passando a formarem a “Rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada”. Assim, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora passa a denominar-se “ESI – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora”.

 

No final de 2003 a Congregação dá mais um passo importante, englobando as demais sete Escolas Scalabrinianas de outras duas províncias pertencentes à mesma, na Rede ESI, formando uma rede com doze unidades de Ensino.

 

Atualmente, a ESI – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, visando à formação e capacitação dos educandos, tem como compromisso político inserir-se no processo de construção da cidadania, contribuindo especificamente para a produção e socialização do conhecimento, relacionando com uma educação voltada às necessidades da sociedadeda nossa região.

 

Assim, o Colégio não só possibilita o avanço da Instituição no tempo, mas possibilita a efetiva realização do seu compromisso político-pedagógico.

Assine nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades.